x

Está dormindo muito? Você pode ter hipersônia!

Postado por: Admin | Na categoria: Geral

Você é aquele tipo de pessoa que dorme, dorme, dorme e continua com sono? Ou pior, que fica com sono toda hora do dia, podendo dormir até nos mais momentos inusitados? Pois você pode estar sofrendo de hipersônia. Quem possui este distúrbio do sono pode dormir a qualquer momento, durante uma aula, no local de trabalho, em um banco ou em situações mais alarmantes, como por exemplo, enquanto dirige.
Menos recorrente que a insônia, a hipersônia, conhecida também como sonolência excessiva, chega a aumentar em até 25% as horas de sono do indivíduo. Estima-se que 40% da população mundial, em algum ponto da vida, pode sofrer com a hipersônia. Mesmo assim, este distúrbio merece toda a atenção, afinal, pode ser um sintoma ligado a uma lesão mais grave.
A pessoa dorme em qualquer lugar
A pessoa que tem hipersônia fica com tanto sono, que pode dormir em qualquer lugar.
Em pessoas saudáveis, a hipersônia costuma durar alguns dias ou noites, causada por alguma privação de sono ou por algum esforço físico incomum. Agora, se ela durar mais que apenas alguns dias, pode indicar algum tipo de distúrbio psicológico, como depressão e ansiedade, ou o uso abusivo de remédios. Outra causa da hipersônia pode ser a falta de oxigênio no organismo, causada por uma apneia forte ou algum tipo de distúrbio cerebral.
Alguns sintomas apresentados por pacientes com hipersônia são, além do excesso de sono, a falta de energia para as atividades do dia a dia, dificuldade de concentração e raciocínio, as atividades começam a ficar mais lentas e demoradas.
Se você está dormindo as oito horas recomendadas, mas o sono não é reparador, você pode estar apresentando alguns desses sintomas, fique de olho!
Algumas causas mais comuns:
A hipersônia crônica pode ser um sintoma da narcolepsia. Já se a sonolência acontece de maneira recente e de uma hora para outra, pode ser algo relacionado com o uso de alguma droga ou medicamento, mas o médico faz exames para ver se está tudo bem com o indivíduo, pois a causa da hipersônia também pode ser alguma doença psiquiátrica ou física.