Quais são os 6 alimentos mais perigosos do mundo?
Conhecido no Brasil como baiacu, e uma iguaria da culinária japonesa, o fugu contém tetrodotoxina, uma neurotoxina, nos seus órgãos internos, em especial no seu fígado. Se o prato não é preparado de maneira adequada, pode paralisar e asfixiar um ser humano. Felizmente, a lei japonesa regula a preparação do fugu em restaurantes: os chefes devem passar por pelo menos três anos de treinamento rigoroso antes de serem autorizados a preparar o peixe.
2. Ackee
A fruta nacional da Jamaica possui um sabor perigoso. Ele pode ser consumido com segurança somente se estiver completamente madura. Ela contém hipoglicina, um veneno que causa vômitos e convulsões, podendo causar o óbito.
A fruta nacional da Jamaica possui um sabor perigoso. Ele pode ser consumido com segurança somente se estiver completamente madura. Ela contém hipoglicina, um veneno que causa vômitos e convulsões, podendo causar o óbito.
3. Sannakji
O sannakji é um prato coreano feito de polvo, que é cortado vivo e servido imediatamente ao cliente. Um dos principais atrativos da refeição é que os tentáculos ainda se contorcem quando são mastigados. Como eles ainda estão ativos, podem se grudar na garganta de quem come e sufocá-lo até a morte, caso não mastigado corretamente.
4. Amêijoas de sangue
Ao contrário de outros tipos de moluscos que são próprios para consumo, as amêijoas de sangue, populares na China, vivem em ambientes com baixa oxigenação, e assim ingerem mais vírus e bactérias (como os transmissores da hepatite A e E, febre tifoide e desinteria) para obter os nutrientes que precisa.
5. Hákarl
Um dos alimentos tradicionais da Islândia, o hákarl é feito à base de um tubarão da Groenlândia, que fica pendurado para secar por até 6 meses. Como essa espécie de tubarão não possui sistema urinário, suas substâncias tóxicas e resíduos são filtrados através de sua pele e carne. Quando ele se encontra fresco, a ingestão causa efeitos semelhantes à embriaguez, por conta das concentrações de ácido úrico.
6. Casu marzu
O casu marzu é um queijo feito com leite de ovelha. Durante o seu processo de preparação, ele é deixado descoberto, possibilitando que moscas depositem seus ovos dentro dele. As larvas resultantes auxiliam no processo de fermentação do queijo, porém, quando ingeridas, podem perfurar a parede intestinal, causando doenças graves. A vigilância sanitária italiana proíbe a venda e consumo desse queijo (que no idioma da Sardenha significa queijo podre, e popularmente é conhecido como queijo de verme).
Fontes: Listverse, Business Insider UK